Blefarite

A blefarite é uma inflamação comum e persistente das bordas das pálpebras. Apresenta irritação, prurido e, inclusive, olho vermelho. Na região palpebral aparecem granulações parecidas com "caspinhas", que podem se estender até os cílios.

Pessoas com pele oleosa, caspa e olhos secos têm maior tendência de ter blefarite, a qual pode se iniciar na infância e se prolongar por toda a vida como uma alteração crônica.

Em alguns casos, a blefarite produz somente irritação e prurido leves, mas pode também provocar ardência e sensação de areia junto dos olhos. A blefarite pode ainda levar a complicações graves, como inflamação dos tecidos oculares e atingir a córnea.

Causas

A blefarite pode atingir as pálpebras inferiores e superiores e as causas são alérgicas ou infecciosas.

Tratamento

O tratamento adequado vai depender da causa da blefarite, a qual pode não ser curável, porém é possível controlá-la com algumas medidas indicadas por médicos.

Podem ser recomendadas compressas mornas sobre as pálpebras com o objetivo de retirar as granulações características da blefarite.

Além de medidas de higienização, podem ser orientados usos de pomada com antibiótico, lágrimas artificiais, corticoesteróides oculares de olho seco ou medicamentos por via oral.

Importante:

Todas as informações contidas nesse site tem carácter informativo e educacional. Nenhuma providência deverá ser tomada sem consultar o seu oftalmologista, pois somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.