Oclusão de Ramo Arterial

A oclusão de ramo arterial acontece quando a artéria retiniana está entupida. Como esta artéria é a principal responsável por fornecer sangue a retina, o seu entupimento pode causar subitamente a perda de visão. Nestes casos o paciente não sofre nenhum tipo de dor.

A causa desta obstrução pode ser a formação de um coágulo de sangue ou glóbulo de gordura, que pode se formar após uma lesão na medula óssea, quando um êmbolo de gordura se solta e viaja até a artéria retiniana por meio da corrente sanguínea.

Pessoas de mais idade também podem ter este problema por conta de uma inflamação dos vasos sanguíneos da cabeça, também chamada de artrite atemporal.

Sintomas

Neste caso, os principais sintomas são perda súbita e indolor da visão e mecha escura no campo visual.

Evolução da Doença

Estágio Inicial Estágio Intermediario Estágio Avançado

Causas

A oclusão de ramo arterial da retina ocorre, em sua maioria, em pessoas com problemas cardíacos ou hipertensos e pode afetar a visão central de forma irreversível.

Tem cura?

A doença pode ser controlada, mas não sumirá completamente.

Tratamento

O tratamento é uma forma de controlar a doença e recuperar, parcialmente, a visão perdida. Geralmente, são utilizados laser, injeção intra-ocular e cirurgia para melhorar a situação. Com o tratamento, alguns pacientes evoluem com melhora da visão central, mas permanecem com perda do campo de visão correspondente.

agende uma consultaentre em contato

Cirurgia

A cirurgia de correção é a vitrectomia posterior.

Conheça a cirurgia de vitrectomia!

Importante:

Todas as informações contidas nesse site tem carácter informativo e educacional. Nenhuma providência deverá ser tomada sem consultar o seu oftalmologista, pois somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.