A

Acomodação

voltar para o topo da página

Função que modifica dinamicamente a refração. Resulta de: contração do músculo ciliar, relaxamento da tensão da zônula abaulamento do cristalino. Em consequência, os raios de luz que fariam foco atrás do plano da retina, podem ser agora focalizados no plano desta, permitindo a visão nítida do objeto.

Agudeza Visual

voltar para o topo da página

Ao mesmo que acuidade visual ou visão. É a capacidade de transformar estímulos luminosos, oriundos dos objetos que nos cercam, em imagens, permitindo sua identificação e localização.

Alinhamento

voltar para o topo da página

Posição normal dos olhos, direcionados para um mesmo ponto no espaço: para longe, os olhos devem estar paralelos e para perto, convergem.

Anomalias de Refração

voltar para o topo da página

Deficiência visual que resulta o fato de o olho não focalizar, no plano da retina, estímulos recebidos, perdendo a nitidez e gerando desconforto, a partir de certos "graus". Também conhecidas como vícios de refração ou erros de refração: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia São compensadas pela correção óptica.

Aquoso

voltar para o topo da página

O mesmo que humor aquoso. Líquido produzido pelo corpo ciliar, que contribui para a nutrição do segmento anterior e para as variações da pressão intra-ocular.

Astigmatismo

voltar para o topo da página

Deficiência visual em que a luz, que penetra no olho, não é focalizada em um plano único. Isto pode gerar alguma deformação na imagem ou um duplo contorno desta.