Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

Cirurgias de Retina e Vítreo

  • Cirurgia de Descolamento de Retina:

O tratamento de Descolamento de Retina envolve o reposicionamento da retina no local de origem. O procedimento pode ser feito por vários métodos. O mais apropriado será definido após a realização dos exames necessários.

Quais são as indicações da cirurgia?

Na maioria das vezes o tratamento é cirúrgico. A escolha do método dependerá do estágio da doença no momento do exame oftalmológico.

 A cirurgia causa dor?

Não, pois é feita com anestesia. No pós-operatório, é possível que haja certo desconforto. Para estes casos, são prescritos analgésicos e/ou anti-inflamatórios.

Quais são os riscos?

Como em qualquer intervenção cirúrgica, existem riscos, porém são extremamente baixos. Raramente ocorre o redescolamento de retina. Por isso, o acompanhamento médico é fundamental.

Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?

O tempo da cirurgia depende do método definido pelo médico, variando de 10 minutos a 1 hora. A  recuperação ocorre entre 7 e 15 dias, dependendo do caso.

Orientações ao paciente

Após a cirurgia, é necessário repouso, uso correto dos medicamentos prescritos e retorno periódico ao consultório.

  • Vítreo:

Cirurgia que remove o vítreo, fluído que preenche o interior do olho. Com o procedimento é possível tratar diversas doenças oculares da retina e do vítreo.

Quais são as indicações da cirurgia?

Indicada nos casos de distorção macular, descolamento da retina, hemorragia vítrea, tromboses venosas, entre outras doenças.

 A cirurgia causa dor?

Não, pois é aplicada anestesia local associada à sedação. No pós-operatório, o paciente poderá sentir certo desconforto, normalmente suportável. Analgésicos e/ou anti-inflamatórios são prescritos para ajudar na recuperação.

Quais os riscos?

Como em qualquer procedimento cirúrgico há riscos, porém, complicações são raras.

Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?

A cirurgia dura em média 1 hora e a recuperação pode se estender de 7 a 15 dias, dependendo do caso.

Orientações ao paciente:

Após a cirurgia, o paciente deve ficar em repouso, usar corretamente os medicamentos prescritos e retornar periodicamente ao consultório.