O exame estuda possíveis irregularidades ópticas que podem comprometer a visão. A análise é feita por meio de imagens capturadas pelas projeções luminosas na córnea.
O exame avalia o fluxo dos vasos da retina através de fotografias do fundo do olho, capturadas por máquina digital.
A Autofluorescência fotografa o fundo do olho, utilizando máquina digital e filtro específico para algumas patologias.
A Biometria IOL MASTER tem a função de medir, com precisão, o comprimento axial do olho, além de fornecer outras medidas de suas estruturas internas. Essas informações são importantes para o cálculo das lentes intraoculares, implantadas principalmente em cirurgias de catarata.
A Biometria Ultrassônica mede o comprimento axial do olho. Essa medida é importante para o cálculo das lentes intraoculares, implantadas principalmente em cirurgias de catarata.
A Biomicroscopia de fundo tem a função de avaliar as estruturas do segmento anterior (córnea, íris, cristalino) e o fundo de olho (nervo óptico e retina central), através de um biomicroscópio, mais conhecido como lâmpada de fenda.
Campimetria Computadorizada tem a função de detectar e quantificar anormalidades no campo visual, causadas, principalmente, por doenças na retina, neurológicas ou glaucoma.
A Campimetria FDT Matrix tem a função de detectar e quantificar anormalidades na visão, especificamente das células ganglionares.
Este exame consiste na fotografia colorida do nervo óptico ou papila em 3D. Sua principal função é permitir a comparação objetiva da evolução de escavação de disco óptico.
A Estimulação Visual Precoce tem a função de estimular a visão residual em crianças portadoras de baixa visão.
Os exames ortópticos são utilizados para avaliar se existe alguma alteração no movimento dos olhos. Esta técnica é capaz de diagnosticar estrabismo (desvio dos olhos) e ambliopia (baixa acuidade visual).
O exame consiste em fotografias, com máquina digital, da conjuntiva, esclera, córnea, íris, pupila e pálpebras.
A Fundoscopia direta é um exame clínico para análise do nervo óptico e mácula.
É um exame realizado para análise do ângulo entre a córnea e a íris para regular a pressão intraocular e da câmara anterior.
O Mapeamento de Retina tem a função de mapear toda a estrutura da retina, nervo óptico, mácula e vasos.
A Microscopia Especular de Córnea tem a função de avaliar as células da camada mais profunda da córnea, de forma quantitativa e qualitativa.
A OCT (Tomografia de Coerência Óptica de Segmento Posterior) tem a função de analisar detalhes anatômicos da retina e do nervo óptico, como glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular.
O Orbscan é um exame para analisar toda a estrutura corneana, como curvatura, medida do diâmetro, elevações, espessura e avaliação da profundidade da câmara anterior.
O PAM avalia o potencial da visão do paciente, eliminando artefatos de irregularidades ou opacidades de meios. A verificação é feita projetando-se uma tabela de letras diretamente no fundo do olho.
A Paquimetria Ultrassônica é indicada para medir a espessura da córnea por meio de uma sonda de ultrassom.
O Pentacam faz o mapeamento completo da córnea, como curvatura, espessura e elevações, medição da profundidade da câmara anterior e diâmetro corneano. Além disso, fornece imagem tomográfica do segmento anterior.
A Retinografia registra, por meio de fotografias em alta resolução, o fundo do olho (retina, nervo óptico, mácula, vasos).
Verifica se os olhos produzem lágrimas suficientes para permanecerem lubrificados.
Avalia a qualidade da visão em diferentes níveis de iluminação ou de contraste, por meio de projeções de imagens.
O Teste de Teller permite quantificar a acuidade visual, a capacidade do olho de reconhecer dois pontos muito próximos, por meio de cartões especiais.
O Teste do Reflexo Vermelho observa o reflexo luminoso da retina em recém-nascidos e crianças, sendo capaz de diagnosticar doenças como catarata congênita, retinoblastoma e retinopatia da prematuridade.
O Teste Ortóptico analisa a movimentação ocular e a percepção de estímulos visuais, permitindo caracterizar de maneira detalhada a ocorrência de estrabismo e ambliopia. Avalia o alinhamento dos olhos em todas as posições do olhar.
Por meio de um corante, o exame avalia o grau de comprometimento das células da superfície da córnea e da conjuntiva, causados pela baixa proteção do filme lacrimal (olho seco).
A topografia de córnea realiza o mapeamento topográfico por meio de projeções de anéis luminosos na córnea.
A ultrassonografia biomicroscópica avalia as estruturas do segmento anterior (conjuntiva, esclera, córnea, câmara anterior, íris, cristalino, corpo ciliar).