Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

36% dos brasileiros nunca foram ao oftalmologista

Uma pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) apresentou resultados nada animadores. Cerca de 2.000 pessoas foram entrevistadas em todo o Brasil e 36% dos adultos revelaram nunca terem ido até o oftalmologista. A pesquisa ainda aponta que cerca de 18% visitaram o oftalmo apenas uma vez em toda a sua vida.

Revelações extremamente preocupantes, pois muitas doenças, como o glaucoma, por exemplo, são silenciosas em seu estágio inicial. Estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas no Brasil sofram de glaucoma, mas apenas 50% deste número está em tratamento.

Segundo a Agência Estado, o coordenador-geral de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde, José Eduardo Fogolin, os dados fornecidos pela pesquisa feita pelo Ibope e encomendada pela SBG precisam ser checados de forma a avaliar qual foi o perfil epidemiológico considerado.

De toda forma, o mais importante é mudarmos esta realidade preocupante. Quem nunca visitou um oftalmo, que tal agendar uma consulta o mais breve possível? Já os que foram e não encontraram nenhum problema, comemore, mas retorne no médico, pelo menos, uma vez ao ano. Só você pode proteger a sua saúde!