5 alimentos que ajudam a manter a sua saúde ocular em 2014

Muita gente entra no ano novo com o objetivo de iniciar uma dieta. Como já estamos quase no fim de 2014, muitos destes planos podem estar em curso ou foram cancelados. No entanto, é importante saber que certos alimentos, além de fazerem bem à saúde, também contribuem bastante para a manutenção da sua saúde ocular.

A seguir, listamos estes alimentos que devem passar a fazer parte do seu cardápio em 2014:

1. Ovos

Quem consome ovos tem acesso a uma boa fonte de luteína e zeaxantina. Além disso, a gema do ovo possui zinco, que tem papel importante na luta pela redução do risco de doenças associadas à degeneração ocular relacionada à idade. Incluir ovos no café da manhã, por exemplo, colabora para que a retina fique mais forte para conter danos oxidativos e a perda gradual da visão.

2. Peixes

Alimentos ricos em ômega-3 e ômega-6, os tipos de alimentos que incluem peixe como ingrediente costumam ser os de origem asiática: salmão, truta, atum, anchovas e cavala. O peixe é um forte aliado no combate à Síndrome do Olho Seco, muito comum em crianças.

3. Cenouras

A cenoura já é popularmente associada à manutenção da saúde dos olhos, e merece esta fama. Através do seu componente betacaroteno, proporciona acesso à vitamina A, que contribui para o fortalecimento e bom funcionamento da retina e outras partes do olho. Outros alimentos alaranjados também possuem este benefício, como a abóbora.

4. Folhas verdes

Inclua uma salada de folhas verdes nas suas refeições e, assim, contribua para a sua saúde ocular. Esta recomendação fica ainda mais valiosa no verão, pois traz benefícios que protegem os olhos das ações do sol. Contribui também para conter o desenvolvimento da degeneração macular e da catarata.

5. Frutas vermelhas

Este tipo de fruta é rico em vitamina C, que desempenha um papel vital na prevenção de diversas doenças oculares. Contém potentes antioxidantes que atuam nesta prevenção e impedem a progressão de doenças já em curso, como o glaucoma.

Além da saúde ocular, a saúde em geral é indispensável e a alimentação precisa contemplá-la. Antes de fazer qualquer alteração radical no seu cardápio, consulte um especialista para adaptar as mudanças ao seu estilo de vida.