Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

5 alimentos que fazem a diferença para a saúde ocular de idosos

Assorted fruit

Uma alimentação regrada é essencial para a manutenção da saúde de todo o corpo. E isso também vale para a saúde ocular. Certos alimentos possuem atributos e nutrientes que são valiosos para a saúde ocular e que devem fazer parte do cardápio de idosos. Confira a seguir uma lista de 5 alimentos que fazem a diferença na manutenção da saúde ocular:

1. Peixes

Peixes em geral são ricos em ácidos graxos ômega 3 e em vitaminas A, B, D e E, ou seja, um verdadeiro pacote de benefícios para a saúde de todo o corpo, inclusive a ocular. Quando incluídos no cardápio de forma recorrente, os peixes atuam como excelentes estimulantes para a circulação do sangue, além de levar bastante oxigênio para as estruturas oculares, como a retina.

2. Ovos

De acordo com estudos da área, idosos que comem de dois a quatro ovos por dia possuem menos chances de desenvolver degeneração macular. Ao incluir o alimento no seu cardápio, porém, é importante considerar os níveis de colesterol do sangue.

3. Óleo de linhaça

Rico em vitamina E, o óleo de linhaça é um poderoso aliado na luta contra a síndrome do olho seco. E este problema costuma ser mais recorrente e, portanto, mais preocupante em idosos. Além da vitamina E, o óleo de linhaça também traz ômega 3, ômega 6 e ômega 9, sendo eficiente contra a hipertensão e a força do sistema imunológico.

4. Cereja

Assim como boa parte das outras frutas vermelhas e roxas, a cereja é rica em antioxidantes e combate os radicais livres. Fonte abundante de vitamina C e flavonóides, traz benefícios como prevenção contra a perda de visão e contra a degeneração macular. Além de tudo isso, ainda ajuda no combate aos riscos de câncer de próstata.

5. Frutas e legumes

É sempre positivo para a saúde em geral que seja incluído no cardápio uma boa seleção de frutas e legumes. Aqueles de pigmentação amarela costumam ser ricos em carotenoides, que previnem a deterioração da mácula. Geralmente, são poderosos aliados da saúde ocular.

Gostou das dicas? Quais mudanças você irá fazer no cardápio para cuidar melhor da saúde ocular dos idosos? Compartilhe conosco e lembre-se da importância de consultas regulares ao oftalmologista: você pode marcar uma consulta através do nosso site.