Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

6 Doenças que podem ser diagnosticadas precocemente

É comum acharmos que a visita ao oftalmologista só é necessária quando não estamos enxergando normalmente, geralmente com dificuldades para focar imagens de longe ou de perto. Mas muitos esquecem que algumas doenças podem ser prevenidas, ou tratadas facilmente, com um diagnóstico precoce.

A visita periódica ao oftalmologista, resulta em uma vida mais saudável e tranquila, prevenindo doenças e evitando que possíveis problemas se agravem e evoluam – podendo até mesmo levar o paciente a cegueira. Então, já que prevenir é sempre a melhor alternativa, confira 7 doenças que podem ser diagnosticadas precocemente:

Ametropia:

Erro de refração ocular, como a Miopia (não enxerga claramente de longe), Hipermetropia (não enxerga claramente de perto) e Astigmatismo (visão distorcida de longe e de perto). Podem ser corrigidos com o uso de óculos, lentes e cirurgias a laser.

[Entenda a diferença entre Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo]

Catarata:

É a opacificação do cristalino, geralmente acontece após os 60 anos, porém algumas crianças podem já nascer com o problema. O tratamento é cirúrgico e consiste em remover a catarata e implantar uma lente intraocular.

[Leia aqui tudo sobre Catarata]

Estrabismo:

A criança pode nascer estrábica (popularmente chamada de vesga), onde em alguns casos pode ter relação com alguma doença ocular, como tumor e glaucoma congênito. Existe também a chance de aparecer após os seis meses de vida. Qualquer sinal de desvio dos olhos dos filhos devem ser mostrados ao médico. O tratamento consiste em usar tampão e óculos. Se não resolver, a solução é a cirurgia. Caso não cuide, o incômodo estético permanece, além da possibilidade de prejudicar a visão.

[Leia aqui tudo sobre Estrabismo]

Glaucoma:

É o aumento da pressão nos olhos, que se não tratado pode levar à perda gradual e irreversível da visão. Há a possibilidade de bebês nascerem com a doença. O tratamento consiste no uso de colírios, e ainda há como alternativas o laser e a realização de cirurgias.

[Leia aqui tudo sobre Glaucoma]

Leucocoria:

É o reflexo esbranquiçado do olho. Em crianças maiores, há a possibilidade de perceber o reflexo branco em fotos comuns. Pode ser sinal de tumor ou de retinopatia da prematuridade (alteração no crescimento da retina), por exemplo. O tratamento depende da avaliação do oftalmologista e pode ser clínico, com laser ou cirurgia. Se não tratado precocemente, há chances de levar à cegueira.

Exoftalmia e proptose:

Alguns motivos podem fazer com que o olho se projete para fora, entre eles estão doenças da tireóide e tumores. É importante que assim que notado qualquer assimetria no tamanho e distância dos olhos, procure um médico rapidamente. O tratamento consiste em solucionar os problemas que causaram os olhos saltados, onde em alguns casos há a necessidade de cirurgia para corrigir também as suas posições.