A cegueira pode ser evitada?

blindness

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, atualmente existem quase 300 milhões de pessoas cegas no mundo todo – esse número é mais alto que a população brasileira.

Mas um outro número alto é o número de casos de cegueira que poderiam ter sido evitados se houvesse informação e tratamento regular: 80%.

Para esses 80%, há dois motivos principais que causaram cegueira: problemas visuais (como miopia, hipermetropia, astigmatismo) e catarata.

Ambos problemas apresentam seus sintomas e são reversíveis. Por isso, é tão importante consultar-se com seu oftalmologista frequentemente. O acompanhamento de problemas na visão pode trazer diagnósticos que evitem o desenvolvimento da doença e tratamentos que a eliminem completamente.

No entanto, há casos em que a a causa da cegueira é irreversível, como ocorre com o glaucoma. A única maneira de evitar a cegueira nesse caso é com diagnóstico e tratamento precoces. O glaucoma é uma doença que não apresenta sintomas, mas que diminui a visão lentamente.

Para ambos os casos – cegueira reversível e irreversível – o recomendado é que a rotina de consultas e exames oftalmológicos se inicie a partir dos 5 anos de idade do paciente. Desta forma, a progressão poderá ser acompanhada desde cedo, evitando que esse número permaneça alto e oferecendo mais qualidade de vida à população.