Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat


A exposição dos olhos ao sol, sem a proteção adequada, pode causar doenças oculares. O primeiro passo para escolher bons óculos de sol é decidir em qual situação o óculos será utilizado. Cada modelo tem sua especificidade, para atender as diferentes necessidades. Óculos escuros para o dia a dia, para a prática de esportes e para a praia são diferentes.

Os óculos deve ser feito com um bom material, pois se a qualidade for baixa, pode provocar tonturas e muito desconforto. Óculos falsificados, que são vendidos fora de óticas especilizadas, não tem a proteção necessária, fazendo com que a pessoa tenha a falsa sensação que está com a vista protegida, quando na verdade o efeito desses óculos é apenas estético, fazendo com que os olhos absorvam 100% das agressões externas.

Os óculos escuros grandes são os mais indicados, pois protegem também a borda da pálpebra, local propício ao desenvolvimento de câncer de pele. As lentes de policarbonato são uma ótima opção, por serem leves e resistentes.

Pessoas que praticam esportes na areia, água ou no gramado, principalmente as que utilizando objetos pequenos devem fazer o uso de óculos. Para a praia, o indicado para quem tem problemas de visão (como miopia, hipermetropia ou astigmatismo) é ter um óculos de sol com grau, pois o uso de lentes de contato nessa ocasião não é aconselhável devido às grandes chances de contaminação.

A principal função dos óculos escuros é a proteção contra os raios ultravioleta. A falta dessa proteção pode ocasionar problemas graves na retina como a degeneração macular, que é a perda da visão no campo visual central. Os raios UV também podem favorecer a formação de pterígio, doença que  causa ardor e sensação de areia na córnea.

A catarata, que é a perda de transparência do cristalino é outro problema ocular comum, que ocorre precocemente em indivíduos que expõem a visão ao sol sem a proteção adequada. Fique atento ao escolher o seus óculos de sol, ele deve conter proteção contra os raios ultravioleta, que são extremamente prejudiciais aos olhos.