O teste do olhinho é um exame de extrema importância e deve ser realizado na primeira semana de vida do bebê, antes mesmo da alta da maternidade, pois pode prevenir e detectar diversas patologias oculares, como catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto, retinopatia da prematuridade e até mesmo a cegueira.
O exame é indolor e rápido, além de não ter a necessidade da utilização de colirios, o que facilita o processo. O teste do olhinho é realizado com o auxílio do oftalmoscópio, aparelho que projeta luz nos olhos do recém nascido e observa o reflexo causado nas pupilas.
Quando essa luz atinge a retina, os olhos que são saudáveis refletem tons vermelhos e quando há alguma alteração na visão não é possível observar o reflexo ou a qualidade é ruim, apresentando um reflexo esbranquiçado. E a comparação do reflexo dos olhos também é importante pois detecta problemas como o estrabismo e a diferença de grau entre os olhos.
O exame pode ser realizado por um Pediatra, porém se for identificado alguma alteração, o bebê deve ser encaminhado ao oftalmologista para a realização de exames específicos. É importante frisar que o teste deve ser feito o quanto antes, pois em média 60% dos casos que são detectados de imediato possuem a chance de cura.
A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica prevê cerca de 710 novos casos de cegueira por ano, infelizmente o teste ainda não é obrigatório no Brasil e apenas 10 estados realizam este procedimento.