Quem nunca se olhou no espelho e se assustou com o surgimento de olheiras? Com o dia a dia corrido dos tempos atuais, às vezes parece que falta tempo para cuidar de nós mesmos. E as olheiras são um sinal mais do que claro de que algo está desalinhado no trato do nosso corpo. Elas costumam aparecer quando dormimos pouco, estamos estressados e nos alimentando de forma errada.
As olheiras se formam após noites mal dormidas porque é facilitada a produção de um hormônio chamado cortisol, cujo excesso causa inflamação ao redor dos olhos. É esta inflamação que costuma-se chamar de olheira, e ela pode piorar com o avançar da idade. Entre as mulheres, as olheiras costumam ser mais intensas durante o período menstrual, já que o fluxo sanguíneo dilata os vasos.
Prevenção
Para evitar o surgimento de olheiras, basta reformular o seu dia a dia. Procure ter uma boa noite de sono, evitando ir dormir muito tarde quando você precisa acordar muito cedo no dia seguinte, por exemplo. Também é importante manter a região dos olhos bem hidratada. Outro hábito que ajuda na qualidade de vida e mantém as olheiras longe é a prática de exercício físico.
Entre em contato imediatamente com o seu oftalmologista caso note algo de anormal em sua saúde ocular. Lembre-se da importância de diagnosticar doenças cedo. Você pode marcar uma consulta conosco através do site.