Uma nova mania vem sendo aderida por jovens, a Eyeballing. A prática que já conta com diversos vídeos ensinando como deve ser feita, consiste em aplicar vodka diretamente nos olhos para potencializar o efeito do álcool no organismo.
Iniciada em festas realizadas em São Paulo e Rio de Janeiro, a aplicação do “Colírio de Vodka” – acreditam erroneamente os seus adeptos – levaria a efeitos alucinógenos, proporcionando de forma rápida o efeito da bebida, já que entraria mais facilmente na corrente sanguínea. Porém, a ação que não tem nenhum sentido, é totalmente condenada pelos oftalmologista: a prática pode levar à cegueira e graves lesões na córnea.
O olho humano é um orgão extremamente sensível, e a aplicação de álcool pode ser fatal. Há risco de causar queimaduras na córnea, em casos graves necessitando de transplante da camada protetora do olho, e até podendo resultar na perda de visão. As lesões mais leves variam entre vermelhidão, inchaço, lacrimejamento e sensibilidade à luz.
A recomendação médica para casos de acidente ocular é lavar os olhos com água potável em abundância, e procurar com urgência um oftalmologista.