Confira 5 dicas rápidas para se prevenir contra a catarata

A catarata é uma doença ocular capaz de provocar a diminuição progressiva da visão. Se não for tratada cedo, a doença pode causar danos irreversíveis à saúde ocular. Além de consultas regulares ao oftalmologista, que ajudam a manter um acompanhamento médico competente, existe outras táticas para manter a ameaça da doença longe.

Veja a seguir 6 dicas de prevenção contra a catarata:

1. Alimente-se bem

Uma dieta rica em nutrientes, em especial antioxidantes, vitaminas e minerais, diminui o risco de catarata nas pessoas, segundo um estudo publicado em 2008. Antes, já se sabia que o ômega-3 trazia propriedades que protegem os olhos do desenvolvimento da catarata. Portanto, inclua no seu cardápio mais peixes, vitamina C e E para manter a catarata longe.

2. Diminua o consumo de álcool

O consumo moderado de álcool é recomendável em geral, e se torna particularmente valioso para a saúde ocular e para deixar o risco da catarata longe. Assim como o fumo, o consumo de álcool aumenta as chances de desenvolvimento da catarata, além de ocasionar outros problemas de saúde.

3. Largue o cigarro

Você já deve saber que o fumo faz mal à saúde, e ele também é danoso para a saúde ocular. O hábito de fumar aumenta as chances de desenvolvimento da catarata de forma gradual, conforme você insiste nesse vício.

4. Proteja os olhos do sol

Não importa a estação do ano: use sempre óculos de sol quando for se expor aos raios solares. Os raios UV do sol danificam as proteções dos olhos, facilitando o surgimento de doenças como a catarata.

5. Mantenha o diabetes sob controle

Pessoas que sofrem de diabetes e não conseguem controlar o nível de açúcar no sangue possuem risco maior de desenvolver catarata e precisam fazer um acompanhamento oftalmológico cuidadoso para manter a saúde em dia. Portanto, consulte o seu médico a respeito do melhor caminho a seguir.

O item mais importante você já sabe: consultas regulares ao oftalmologista garantem um bom acompanhamento médico que é capaz de detectar doenças oculares graves ainda em seu início. E isso maximiza as chances de cura completa. Marque a sua consulta conosco através do site.