Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

Conheça o televisor controlado pelo olhar

Cansou da enrolação da novela das 21h e quer trocar de canal para assistir a um filme, mas está com preguiça de esticar os braços e pegar o controle? Experimente deslizar o olhar para baixo, o controle dos canais aparecerá na tela de seu televisor e você poderá escolher o canal que quiser, bastará piscar para confirmar.


Por enquanto, nada disso é possível, mas assim que chegar ao mercado uma linha de televisores controlados por rastreamento ocular, desenvolvida pela empresa Haier, isso será possível.

A marca apresentou no mês passado, nos Estados Unidos, a primeira experiência com o desenvolvimento desta tecnologia. Neste primeiro modelo, tudo ainda acontece de forma estéticamente estranha, pois é necessário que uma caixa de varredura ocular seja acoplada na televisão, próxima ao olhar das pessoas.

Os movimentos dos olhos são captados por esta caixa que encaminha as informações para um microcomputador que fará a leitura correta. O volume pode ser cos, os canais, ligar e desligar.. tudo!

A navegação é feita apenas com o olhar e seu formato foi desenvolvido com base nas tecnicas de rastreamento de olhos olhos usados pelos militares, mas a tendência é que nos próximos anos a empresa aprimore ainda mais a mecânica do televisor.