Capaz de deixar o paciente com dificuldades para enxergar com clareza, o buraco de mácula (também chamado de buraco macular) diz respeito a um problema na região do centro da retina, a mácula. O buraco de mácula causa a perda da visão periférica e ocorre de forma mais frequente em homens e mulheres com mais de 40 anos.
Assim como outras doenças oculares graves, o buraco de mácula pode ser completamente curado se diagnosticado cedo. Caso seja tratado em seus estágios iniciais, o paciente pode recuperar completamente a visão. A melhor forma de impedir que a doença chegue aos estágios mais avançados é manter uma regularidade nas consultas oftalmológicas: somente assim é possível detectar a doença em seus estágios iniciais.
Tratamento
O tratamento do buraco de mácula é feito de forma cirúrgica, por meio de um procedimento chamado vitrectomia. Durante esta cirurgia, é feita a remoção da membrana epirretiniana, o tecido que se desenvolve sobre a retina. Existem casos em que o quadro de buraco de mácula evolui para o de catarata, então é costumeiro realizar um procedimento preventivo durante a cirurgia com foco nesta doença.
O buraco de mácula é um exemplo de como é importante manter uma regularidade nas consultas oftalmológicas. Se diagnosticado em seus estágios iniciais, a doença é completamente reversível. Quando foi a sua última consulta oftalmológica? Marque a sua consulta conosco através do site.