Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

Degeneração macular pode causar perda irreversível da visão

Quando foi a sua última consulta oftalmológica? Capaz de causar perda irreversível da visão se não diagnosticada no tempo certo, a degeneração macular é uma doença ocular que merece muita atenção. E o diagnóstico feito na hora certa pode ser o que define o quão grande será este dano. Quando não diagnosticada precocemente, a degeneração macular pode causar perda irreversível da visão. O paciente perde a visão no centro do campo visual, tornando-se impossível reconhecer rostos de longe, ler, entre outras atividades.

A degeneração macular se divide em dois tipos: a seca (atrófica), que acontece de forma mais branda, causando a perda gradual da visão; e a úmida (exsudativa), que pode provocar a perda total da visão. Felizmente, a degeneração macular possui tratamento e cura.

Causas da doença

Apesar de não ter causas exatas determináveis, a degeneração macular possui fatores de risco que devem ser considerados. Primeiramente, há uma predisposição genética à doença, então é importante ficar atento ao histórico médico familiar. Outros fatores de risco incluem a exposição excessiva à luz solar e aos raios ultravioleta, hipertensão, obesidade, ingestão exagerada de gorduras vegetais, dietas pobres em frutas, verduras e zinco e o hábito de fumar. Neste último caso, é importante destacar que até fumantes passivos ficam em risco.

A degeneração macular é mais um exemplo de doença cujos efeitos danosos podem ser completamente tratados se diagnosticados cedo. Marque já a sua consulta oftalmológica e mantenha a sua saúde ocular em dia.