Você já se perguntou qual o motivo de, às vezes, aparecermos com os olhos vermelhos nas fotos? Este fenômeno, que acaba sendo corrigido por filtros e outros recursos tecnológicos de câmeras e smartphones, costumava ser um problema na época do filme analógico, já que não se sabia como a foto tinha ficado até a hora da revelação. Mas, por que ficamos com os olhos vermelhos ao tirar fotos? Acompanhe a explicação conosco a seguir.
A pupila dos nossos olhos funciona de forma semelhante a uma máquina fotográfica: ela se abre e se fecha dependendo da quantidade de luz à qual você está exposto. Então, quando estamos em um lugar escuro, as nossas pupilas se dilatam o quanto podem para permitir que entre mais luz e, assim, possamos enxergar. Geralmente, é nestas situações de pouca luz que é empregado o uso do flash da câmera.
Quando o flash dispara, as pupilas continuam dilatadas, por conta da pouca luz até o momento. O vermelho que vemos nada mais é do que o sangue responsável pela oxigenação da retina, que fica em maior evidência por conta da forte luz do flash.
Em animais
Assim como ocorre conosco, os animais também sofrem com olhos brilhantes em fotografias. Já tentou tirar uma foto do seu animal e percebeu que ele saiu com olhos verdes brilhantes? A cor diferente fica nítida por conta de uma camada extra de tecido que possuem atrás da retina, que auxilia na visão noturna.
No caso de gatos e cachorros, este reflexo acaba saindo na cor verde.
Resolvendo o problema
Olhos vermelhos em fotografias eram um problema muito maior na época do filme analógico do que hoje. Nos tempos modernos, além de ser possível conferir como a foto ficou instantes após tirá-la, certos sensores digitais já aplicam correções às fotos logo após o disparo. Softwares de edição de imagens também costumam vir preparados para lidar com o problema dos olhos vermelhos com ferramentas de uso simples.
Já teve problemas com fotos em que todo mundo apareceu de olhos vermelhos? Conte para a gente!