Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

Descubra os segredos de como funcionam as ilusões de ótica

Nós confiamos muito em nossos olhos para nos mostrar o que acontece ao nosso redor, não é? Mas, é importante que você saiba que eles não podem ser confiados completamente. Apesar de terem um papel muito importante nas nossas vidas, eles costumam se enganar, às vezes.

Quando eles se enganam, é gerado um efeito conhecido por nós como ilusão de ótica. Elas consistem em nada menos do que uma imagem em que uma falha de interpretação da nossa vista é utilizada para nos entreter. Afinal, quem nunca se surpreendeu com alguma ilusão de ótica na vida?

No geral, ilusões de ótica funcionam ao se aproveitar de falhas na forma como os nossos olhos constroem a imagem que estamos vendo. A nossa vista se encarrega de corrigir e até tentar adivinhar muitas coisas para que consigamos enxergar com qualidade. É o que acontece na ilusão a seguir. Sim, é o mesmo tom de cinza, mas os nossos olhos se confundem ao construir a imagem porque se baseiam sempre nas cores em volta. Como a cor é branca volta do “cinza mais claro”, a tendência é que nossos olhos “clareiem” a cor.

Outra ilusão de ótica famosa é esta a seguir, que também se apoia nesta tentativa dos nossos olhos de “preencher” o resto da imagem. Perceba como os pontos brancos parecem pretos quando vistos pela visão periférica:

Por fim, você se lembra da polêmica em torno deste vestido, não é? Neste dia, a internet se dividiu entre os que viam as cores branco e dourado e preto e azul. Nós falamos sobre este fenômeno aqui no blog. A foto do vestido não foi tirada nas configurações ideais. A câmera usou exposição demais e um balanço de branco incorreto, gerando uma imagem distorcida.

Neste momento, os nossos olhos e cérebro entram em ação para corrigir o problema para nós. A nossa vista tenta ajustar estes problemas e deixar a imagem coerente ao nosso ver. Só que a variação de tons desta imagem é muito sutil e o ajuste de cores acaba variando de pessoa para pessoa.

Qual o seu tipo de ilusão de ótica predileto? Compartilhe conosco nos comentários!