Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

Dia da Saúde Ocular: olhando para o futuro

Dia da Saúde Ocular: ocasião para refletir sobre o futuro

Neste dia 10 de julho é comemorado o Dia da Saúde Ocular. Lançando nosso olhar para o futuro, é possível ter uma ideia sobre os próximos desafios no campo da oftalmologia dentro dos próximos dez, vinte anos. Qual será a nossa realidade no futuro? Continuaremos lidando com os mesmos problemas dos dias de hoje?

O mercado tecnológico aguarda com ansiedade o início da comercialização daquela que promete ser a próxima revolução dos nossos tempos: o Google Glass. O acessório, acoplado a um óculos de grau ou não, vai oferecer uma interface ao usuário onde ele poderá acessar a internet, checar e-mails, tirar fotos, gravar vídeos e muito mais.

As funcionalidades do Google Glass não param aí. Sua natureza aberta permite a desenvolvedores de todo o mundo criar aplicativos para ele. Seria possível, por exemplo, um médico ter acesso a todas as informações que precisa em tempo real durante uma cirurgia sem precisar das mãos.

Como no caso de todo avanço tecnológico, é preciso avaliar também os seus impactos negativos. Especialistas já estão chamando atenção para a possibilidade de efeitos colaterais desagradáveis associados ao uso do Google Glass. Como os usuários terão a tendência de piscar menos, os olhos poderão ficar secos, viciados e chegar a doer.

Um computador em seus olhos

Os avanços tecnológicos caminham a passos largos. Para quem acha o Google Glass muito grande, há experimentos sendo feitos com lentes de contato que empregam funcionalidades semelhantes ao óculos inteligente do Google. Criada com a ajuda de nanomateriais, a lente foi testada em coelhos e, segundo os pesquisadores, não demonstrou efeitos colaterais negativos à vista deles, que tem estrutura semelhante à dos humanos.

Ainda não há previsão para destas lentes inteligentes chegarem ao mercado, porém. Estão em uma fase muito preliminar, ainda na base dos experimentos. Mas tudo já serve para mostrar até onde conseguem ir os avanços da tecnologia aliada à oftalmologia.