Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

Dicas e cuidados para o tempo seco

Boa parte do Sul e Sudeste do Brasil vêm enfrentando uma semana de tempo seco, onde a baixa umidade relativa do ar chegou aos 19%, causando desconforto e problemas de saúde.

Por isso, separamos 5 dicas para lidar com o ar seco, confira:

  1. Cuidados com os olhos:

    Mantenha os olhos lubrificados com soro fisiológico ou colírio indicado pelo seu oftalmologista. Outra opção é fazer compressas com água boricada ou gelada e coloque nos olhos. Para evitar o ressecamento das vias respiratórias, use um vaporizador ou espalhe toalhas molhadas e/ou bacias com água pela casa.

  2. Ingestão de líquidos:

    Beba bastante água, principalmente durante esportes e outras atividades físicas. Caso o ar seco incomode, use solução fisiológica para hidratação dos olhos e nariz.

  3. Em ambientes fechados:

    Evite ar-condicionado em ambientes fechados, o uso do aparelho deixa o ar ainda mais seco. No trânsito, não tem jeito, a saída é fechar os vidros e ligar o ar-condicionado. A fumaça dos carros e caminhões parados no trânsito causam mais irritações nas vias aéreas do que  o ar-condicionado.

  4. No banho:

    No ar seco, a tendência é a pele ressecar, então evite banhos quentes e demorados.

  5. Poeira:

    Mantenha a casa sempre limpa, evitando o acúmulo de poeira. Quem é alérgico deve evitar cobertores que soltam pelos. Também vale lavar e secar ao sol antes de usar mantas, cobertores e blusas de lã que estavam guardadas.