Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

E-book ou papel: qual é melhor para os olhos?

Quando o assunto é leitura, é difícil encontrar alguém que não tenha uma opinião forte sobre isso: é melhor ler no tablet ou um livro de papel tradicional? Apesar de ser algo fundamentado na preferência pessoal, há também aqueles que se preocupam com o impacto sobre a saúde ocular que estas duas alternativas possam ter. Afinal, qual é o melhor? Ou qual impacta menos a saúde dos olhos?

Um tablet possui uma tela como qualquer computador ou celular. Portanto, é preciso levar em conta os mesmos conceitos. Nós já falamos aqui como temos a tendência de piscar menos ao usar estes recursos, e com um tablet não é diferente. Para evitar problemas ao ler seu e-book, faça pausas regulares. Também vale a pena considerar e-readers que usam o recurso e-ink, que é um intermediário entre os pixels e a tinta de um livro tradicional.

Aliás, quando o assunto são livros de papel, existem outras preocupações que precisam ser levadas em conta. A principal delas é a iluminação: certifique-se de que o ambiente em que você está lendo possui luz adequada e os seus olhos não estão se esforçando em excesso para focar nas palavras e frases.

Qual é melhor, afinal?

Como a escolha entre e-book e livro tradicional é muito pessoal, só você vai poder determinar o que funciona melhor. Como ambos possuem qualidades e riscos, não se trata de escolher aquele que faz menos mal à saúde ocular, e sim optar pelo que você prefere e tomar os cuidados necessários.

Já decidiu qual você prefere? Então conte para a gente nos comentários e aproveite para manter a sua saúde ocular em dia marcando uma consulta com um oftalmologista.