No trato da saúde, a informação é uma das principais aliadas. Quanto mais sabermos sobre o nosso corpo e o funcionamento dele, melhor preparados estaremos para o momento em que algo der errado. Você sabe o suficiente sobre catarata para se prevenir e saber detectar o problema? Saiba mais sobre a doença e a melhor forma de cuidar da sua saúde ocular.
A catarata é considerada fonte de preocupação para muitos profissionais de saúde e pacientes por conta dos perigos que representa se não tratada adequadamente. Trata-se da ocupação parcial ou total do cristalino, que é responsável pela focalização da vista para perto e longe. Para evitar que a perda da visão seja irreversível, é importante que a doença seja diagnosticada cedo.
Diagnóstico e tratamento
São considerados sintomas de catarata a diminuição da acuidade visual, sensação de visão nublada ou enevoada, alteração da visão e cores, além de mudanças frequentes na refração das vistas.
Diagnosticado o problema, deve ser realizada cirurgia para cura completa da doença. A cirurgia de catarata é realizada sob anestesia local, que é absolutamente indolor. Também não há necessidade de internação para a realização da cirurgia. Se tratada cedo, os efeitos da catarata podem ser completamente revertidos.
Tendo em mente a importância de consultas regulares ao oftalmologista, é importante se lembrar de quando foi a sua última visita. Marque a sua consulta conosco através do site.