Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

Fuja dos mitos sobre a conjuntivite

Os surtos de conjuntivite são comuns durante as épocas de férias. Isso acontece por conta das aglomerações em locais como piscinas e praias. A inflamação é altamente contagiosa e pode ser transmitida por mais de dez espécies de vírus diferentes ou por bactérias e fungos. Diversos mitos rodeiam a conjuntivite, alguns podendo agravar o caso.

O tratamento da inflamação na conjuntiva é simples, realizado através de colírios específicos com acompanhamento médico. Compressas quentes podem auxiliar, elas ajudam na desinflamação e absorção da secreção que fica no local.

Alguns tratamentos caseiros são extremamente proibidos por especialistas. Um mito antigo diz para colocar uma moeda no olho infeccionado, mas o objeto sujo pode conter outros tipos de bactérias e agravar o quadro. Outros supostos tratamentos como pingar leite materno ou esfregar uma aliança na mão e depois passar no olho possuem o mesmo risco.

Quem contrai conjuntivite deve afastar-se do trabalho temporariamente e procurar um médico. O vírus que causa a inflamação é altamente contagioso, por isso lave bem roupas e óculos e evite locais com muita movimentação de pessoas.

Uma boa dica é a utilização de óculos escuros. Eles diminuem a luz que chega aos seus olhos, aliviando a dor.