Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

Glaucoma tem cura? A resposta pode te surpreender

O principal motivo para realizar consultas regulares ao oftalmologista é manter a sua saúde ocular em dia. Isso é importante porque muitas doenças oculares podem ser completamente curadas se forem diagnosticadas cedo. O glaucoma é uma destas doenças, e pode causar perda irreversível da visão se não for detectada a tempo. Portanto, se for tratada ainda em seus estágios iniciais, há a possibilidade de cura completa.

O glaucoma geralmente é causado por outras doenças que alteram a pressão intra-ocular. Quando ela ultrapassa o nível considerado saudável, acontece uma compressão das células nervosas dos olhos e começa a ocorrer uma perda gradual da visão.

A importância do diagnóstico precoce fica nítida quando consideramos que o glaucoma se manifesta boa parte do tempo sem causar dor. Ou seja, o paciente pode estar sofrendo da doença sem saber, tendo parte da sua vista se perdendo aos poucos. Quando finalmente percebe que há algo de errado, pode ser tarde demais para que se consiga reverter o quadro.

É possível visualizar com precisão as condições da pressão intra-ocular com exames oftalmologicos de rotina. O exame de fundo de olho permite que o oftalmologista visualize o nervo óptico e detecte qualquer problema relacionado a ele.

Quando foi a sua última consulta oftalmológica? Crie o hábito de fazer um acompanhamento médico para os seus olhos e evite que problemas como o glaucoma possam ser tratados com sucesso caso surjam. Marque a sua consulta conosco através do site.