Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

Glaucoma tem cura? Saiba mais sobre a doença

Como está a sua pressão intra-ocular? Quando foi a última vez que você a mediu?

Um aumento anormal na pressão intra-ocular pode causar danos irreversíveis ao nervo óptico. Isso caracteriza a doença ocular conhecida como glaucoma, que é uma consequência do bloqueio da circulação de fluidos no interior do olho.

Apesar de causar danos irreparáveis à visão humana, o glaucoma pode ser completamente curado se tratado cedo. Caso o oftalmologista detecte o problema ainda em sua formação, é possível tratar o glaucoma antes que ele cause danos permanentes à visão. Isso só é possível com consultas regulares ao oftalmologistas e atenção aos níveis de pressão intra-ocular durante estas visitas.

O glaucoma não é uma doença fácil de detectar sem a ajuda de um profissional médico. Esta doença não causa dor, então dificilmente o paciente fica sabendo que há algo de errado. Por isso, é importante visitar o oftalmologista com regularidade ao longo do ano. Caso a doença não seja tratada a tempo, a visão pode ficar permanentemente danificada, de maneira que o paciente pode até ficar cego.

Cura para glaucoma

O tratamento do glaucoma é feito conforme o problema se manifesta. Em geral, é clínico e busca estabilizar possíveis alterações glaucomatosas através da diminuição da pressão intra-ocular.

A doença pode ser tratada com o uso de colírios, via oral, cirurgia a laser e combinações destes métodos. O objetivo é conter ao máximo a perda da visão e promover a manutenção da pressão intra-ocular.

O glaucoma é apenas um dos exemplos de doenças oculares que, se não tratadas cedo, podem ser irreversíveis. Lembre-se da importância de visitar o oftalmologista com regularidade. Você pode marcar a sua consulta conosco via internet.