A gravidez é um período da vida que mexe com todo o organismo da mulher. E é preciso atenção para as mudanças na saúde dos olhos, já que alguns problemas oculares específicos podem surgir durante este período. As mudanças hormonais facilitam o desenvolvimento de problemas oculares como conjuntivite e a síndrome do olho seco, por exemplo.
As grávidas também costumam apresentar mudanças no grau dos óculos e intolerância às lentes de contato como resultado das alterações hormonais. Além de um acompanhamento médico convencional que toda grávida precisa, é necessário também consultar o oftalmologista para conferir os efeitos das alterações hormonais sobre a saúde ocular.
Após o nascimento
A mãe tendo desenvolvido algum problema ocular durante a gravidez ou não, é importante que o bebê faça um check-up oftalmológico pelo menos durante o primeiro ano de vida. Certas doenças infecciosas que possam ter sido adquiridas pela mãe podem comprometer a saúde do bebê. É nesta fase da vida que entra o famoso “teste do olhinho”, o primeiro exame ocular do bebê que serve para diagnosticar uma série de doenças oculares graves.
Lembre-se da importância de um acompanhamento oftalmológico regular. Marque a sua consulta conosco através do site.