Às 7h51 de ontem começou oficialmente o inverno. Junto com a época mais fria do ano, chega também a preocupação com as doenças respiratórias como gripe e resfriado. Crianças, adultos e idosos sofrem com o clima e devem redobrar os cuidados nesse período.
“Quem é acometido por uma desses males diminui sua capacidade de trabalho e estudo. Alguns casos devem ser tratados com antibióticos e outros demandam até internação”, ressalta o pneumoligista Alex Macedo, que atua na Santa Casa de Santos.
E o especialista faz o alerta. “Aqueles que convivem com rinite e asma devem ficar atentos, pois nessa época essas doenças são mais incisivas. A mudança de tempo desencadeia crises. A estação não é boa para quem tem enfisema pulmonar. Mas a maior preocupação é com pneumonia”.
Macedo comprova sua teoria em números. “No início da semana, a Santa Casa tinha 15 internados decorrentes de problemas respiratórios. Hoje (ontem) são 35, sendo oito casos relacionados a pneumonia”.
Alergias
O inverno exige roupas pesadas. É hora de tirar do armário casacos guardados há meses e que, provavelmente, estão impregnados de ácaros e poeira – os maiores inimigos de quem tem alergias.
As respiratórias podem ir de uma simples rinite até a asma, que pode se transformar em um quadro complicado de pneumonia, caso a inflamação da mucosa respiratória e o acúmulo de secreção nas vias respiratórias se mantenham por um longo período.
Ácaros e poeiras também provocam conjuntivite alérgica. Os sintomas são olhos vermelhos, edema de início súbito e coceira. “São os mesmos sintomas que as demais conjuntivites. A diferença é que ela não é contagiosa. No tratamento usamos colírios anti-alérgicos e anti-inflamatórios”, destaca oftalmologista Marcello Colombo Barboza, diretor do Hospital Visão Laser, em Santos.
Geralmente, as conjuntivites alérgicas afetam, ainda, pessoas com quadro de outros tipos de alergia. Sendo assim, o ideal é que o paciente procure dois especialistas, o alergista e o oftalmologista.
Cuidados
Para passar o inverno com a saúde em dia, uma dica é evitar multidões. As pessoas acabam frequentando lugares mais fechados por conta das baixas temperaturas como cinemas, restaurantes e shopping, o que facilita a transmissão de vírus e bactérias que causam problemas respiratórios.
“É recomendável também manter-se hidratado (beber água), ventilar os ambientes e tomar vacinas que combatem a gripe, por exemplo. A higiene é fundamental, pois se a primeira maneira de ser contaminado é pelo ar, a segunda é pelas mãos. Por isso, ter álcool gel de prontidão é sempre importante”, diz Macedo. Outra dica é colocar as roupas de frio no sol para tirar os ácaros.