É sempre positivo quando surgem iniciativas que usam o máximo de tecnologia para proporcionar ao paciente uma vida melhor. Assim dá para se resumir um projeto que ganhou a mídia esta semana, que usa a tecnologia para monitoramento do nível de glicose para diabéticos. A lente de contato inteligente, desenvolvida pelo Google, possui inspiração nos vídeogames já que exibe os níveis diretamente na visão do paciente, para um monitoramento constante.
As lágrimas são uma das formas mais eficientes de se medir o nível de glicose no sangue, e lentes de contato acabam sendo a forma mais prática de fazer esta medição. A Google Smart Contact se instala no olho e possui um mini-sensor de glicose entre as duas camadas da lente. De acordo com o Google, o sensor é capaz de realizar uma leitura por segundo. Ainda está em desenvolvimento um sistema de notificações, para alertar o paciente de quando os níveis de glicose passam por um certo ponto.
O produto ainda não foi lançado e permanece em desenvolvimento. O Google ainda está à procura de parceiros para investirem nesta iniciativa. E não descartam a possibilidade de que estes parceiros desenvolvam outras aplicações para a lente, indo além das medições de glicose.
Cada vez mais, a realidade dos filmes de ficção científica se aproxima da nossa. E é positivo que, cada vez mais, encontremos formas destas tecnologias auxiliarem na manutenção da nossa saúde.
De que outras formas a tecnologia dos filmes de ficção científica poderia impactar o nosso dia a dia?