Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

Meu filho precisa usar óculos. E agora?

Cada vez mais comum, em muitos casos devido à exposição prematura e não raro excessiva a computadores, videogames e aparelhos similares, a necessidade do uso de óculos de grau por crianças pode ser um desafio para os pais.

Separamos cinco dicas para te ajudar na escolha dos óculos de grau mais adequados para seu filho e listamos alguns cuidados fundamentais para garantir o bem estar do paciente mirim.

1 – Antes de mais nada, é importante que seu filho sinta-se confortável e satisfeito com os óculos que vai usar. Existe hoje uma infinidade de cores e modelos para todas as idades, o que facilita a aceitação ao uso dos óculos.

2 – Recomenda-se que o grau das lentes seja conferido depois de prontos os óculos. Exames periódicos também devem ser feitos para um melhor acompanhamento do quadro oftalmológico da criança. (Vale lembrar que óculos de grau só podem ser receitados por oftalmologistas.)

3 – A armação dos óculos para crianças deve ser preferencialmente de acrílico. Cabe aos pais manterem-se atentos ao dia a dia de seus filhos para verificar se a armação está bem ajustada: armação larga prejudica o uso por não manter-se fixa ao rosto enquanto a apertada pode machucar.

4 – Lentes de acrílico são mais leves e por isso mais indicadas para crianças. Troque as lentes dos óculos de seu filho sempre que elas estiverem riscadas.

5 – Para manter a limpeza das lentes, utilize água e sabão e enxugue com um pano macio e que não solte fiapos. Convencer seu filho a participar deste processo e incentivá-lo a manter os óculos em bom estado é uma ótima forma de facilitar a adaptação ao tratamento.