Dezembro vem chegando, e até fevereiro é verão no Brasil. Muito calor e chuva, momento de aproveitar o sol para fazer atividades ao ar livre, curtir as férias, tirar uma soneca com o barulhinho da chuva. E ao final da estação, todos estão bronzeados e renovados para mais um ano.
Porém, os olhos sofrem no verão: ficamos em contato com excessiva claridade, sol, cloro, ar condicionado e areia, agentes irritantes dos olhos e que podem causar problemas de visão. Por isso, não podemos esquecer de cuidar da saúde de nossos olhos, e claro, do nosso corpo. E com apenas alguns cuidados podemos evitar uma visita de emergência ao oftalmologista.
Então, anote as dicas que separamos, e bom verão!
Óculos escuros:
Os dias mais claros agravam a fotofobia, aversão à luz que atrapalha o dia-a-dia de 3 em cada 10 brasileiros. O uso de óculos com filtro solar também evitam queimaduras solares nas córneas, mais conhecidas como Ceratite – que causam dores fortes. Estudos comprovam que a velocidade da evolução da Catarata é maior em pacientes que não utilizam óculos escuros.
Areia de praia:
Na areia da praia, evite locais frequentados por animais, as fezes dos bichinhos transmitem doenças. Cães filhotes transmitem a Toxocaríase – doença que afeta os olhos das pessoas com infecção na retina, afetando a mácula (responsável pela visão central).
Tarefas caseiras:
Acabamos aproveitando as férias para colocar a casa em ordem, por exemplo, cortar um mato alto, arrumar algum problema no telhado, soldar um fio. Por isso, utilize sempre óculos de proteção.
Ar condicionado:
Com o forte calor, cresce o uso do ar condicionado. O ar seco reduz a lubrificação dos olhos, esse ressecamento pode causar descamação das células superficiais da córnea e da conjuntiva, produzindo irritação e ardência. Para quem usa lentes, o ideal é trocá-las por um par de óculos (enquanto estiver em ambiente com ar condicionado).
Piscinas:
Nunca use lentes de contato. É comum que em piscinas, nossos olhos entrem em contato com substâncias irritativas, causando forte desconforto. A dica é lavar a região intensamente com água corrente, fazer compressas com soro fisiológico, e procurar um oftalmologista.
Mordidas de insetos:
A atenção precisa ser redobrada em locais com muitos insetos. A região ao redor de nossos olhos, é altamente infectante e sensível, não podemos passar repelente.