Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

O que é Catarata?

Hoje vamos falar sobre Catarata, umas das principais causas de cegueira reversível no Brasil e no mundo.

A Catarata é uma doença causada pela opacificação da lente natural do olho – cientificamente chamado de cristalino, trata-se de um processo comum em pessoas idosas e pode acometer um ou os dois olhos.

Primeiros sintomas:

Um dos primeiros sintomas é a sensação de perda progressiva da qualidade da visão, os objetos podem parecer amarelados ou distorcidos e a visão fica mais embaçada em alguns momentos, do que em outros, causando a falsa sensação de que os óculos estão sempre sujos. À medida em que a doença vai evoluindo, pode ser percebida no centro da pupila (a parte escura do olho) uma mancha branca ou amarelada.

Quem pode desenvolver Catarata?

Praticamente todas as pessoas, a Catarata senil vai iniciar invariavelmente em todas pessoas com idade por volta de 55 a 60 anos. Porém, muitos casos acontecem em pessoas novas, e alguns fatores de risco podem ser identificados: Uso de medicamentos diuréticos e principalmente corticóides, muita exposição a luz solar, diabetes, cigarro, exposição ao chumbo, e algumas doenças oculares. Também existem casos de crianças que já nascem com Catarata (nesse caso chamada de Catarata Congênita), e precisam realizar a cirurgia o quanto antes, de preferência antes do 2 anos de idade.

O diagnóstico e operação da Catarata:

A Catarata é um diagnóstico feito pelo oftalmologista em seu próprio consultório, onde ele fará o exame de Biomicrospia, Refração e alguns outros complementares. Após, será solicitado um exame chamado Biometria, que no Hospital Oftalmológico Visão Laser é o IOL Master – considerado o exame mais preciso do mundo para calcular a lente intra-ocular implantada no olho do paciente duranta e cirurgia, graças ao IOL Master podemos ter precisão ao implantar lentes Tóricas e Multifocais que corrigirão a Catarata e darão independência dos óculos após a cirurgia.

O único tratamento efetivo para a Catarata é a cirurgia, e o momento para operar é uma decisão tomada pelo paciente e o médico juntos. Hoje é indicado a cirurgia quando está diminuindo a qualidade de visão do paciente, diferente de antigamente, que por culpa das cirurgias naquela época serem pouco desenvolvidas, se tinha a cultura de deixar a Catarata amadurecer. Não se deve esperar a Catarata ficar muito “madura”, isso só fará a cirurgia ser mais traumática, demorada e ainda mais arriscada!

Hoje a cirurgia é muito precisa, chamada de facoemulsificação, é feita sob anestesia local com colírios anestésicos que evitam desconfortos ao paciente. No Hospital Visão Laser, durante a cirurgia é feita uma micro-incisão (de menos de 1,5 milímetros) na córnea, e através dessa abertura é inserido um aparelho chamado Infiniti System-Ozil – considerado o mais moderno e seguro aparelho de cirurgia de Catarata do mundo – que irá “quebrar” com laser tipo Ultrassom a Catarata em vários pequenos pedaços, dissolve-lo e aspirá-lo como se fosse um aspirador de pó. E após aspirado, é feita a implantação da nova lente intra-ocular, que irá substituir o cristalino natural do olho. Feita a cirurgia, o paciente irá para casa, utilizando apenas colírios.

A escolha do oftalmologista deve ser feita sempre análisando qual proporcionará a melhor visão no pós-operatório, no Hospital Visão Laser utilizamos técnicas modernas de cirurgia, com implantes de lentes intra-oculares importadas, Tóricas – que corrigem além da Catarata o Astigmatismo – e as mais modernas Multifocais – que dão independência de óculos, tanto para perto, intermediário e longe.

Lembre-se sempre que a melhor forma de prevenir-se de qualquer doença, é a visita regular ao seu oftalmologista, assim pode se diagnosticar precocemente qualquer irregularidade e iniciar o tratamento de forma correta.