Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

Obesidade está associada a problemas oculares

Untitled-2

Você sabia que existe uma relação entre a obesidade e a saúde ocular? Frequentemente relacionada a problemas cardíacos e ao diabetes, a obesidade também pode impactar a saúde dos olhos. Segundo informações do Ministério da Saúde, a incidência do diabetes cresceu 40% entre 2006 e 2012. Os problemas decorrentes do diabetes podem atingir a saúde ocular, provocando glaucoma e catarata.

Se não tratado, o diabetes pode levar à cegueira parcial ou total. Os especialistas recomendam que, ao sentir os sintomas, o paciente busque orientação oftalmológica imediatamente. Ainda segundo este estudo, a tendência é que estes problemas oculares surjam à medida em que a incidência do diabetes aumente entre a população que sofre de sobrepeso.

Hábitos saudáveis

Existem certas mudanças na rotina que podem contribuir para um estilo de vida mais saudável. Em primeiro lugar, é essencial realizar uma reeducação alimentar, preferencialmente com o auxílio de um nutricionista. Este profissional levará em conta as necessidades particulares do paciente e irá elaborar uma dieta mais saudável. Outra mudança de hábito positiva é o início da prática de exercícios físicos: consulte o seu médico a respeito desta possibilidade e busque a orientação de um profissional de educação física.

Para não correr riscos e diagnosticar doenças oculares graves antes que se tornem irreversíveis, mantenha uma regularidade em suas consultas oftalmológicas. Você pode marcar uma consulta conosco no nosso site.