Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

Óculos tecnológico pode ajudar pacientes daltônicos a enxergar as cores


Quando nós menos esperamos surge uma nova tecnologia prometendo melhorar a nossa vida. Os sortudos desta vez são os pacientes daltônicos, que podem ter ganhado um grande aliado. Um óculos de sol, desenvolvido pela empresa EnChroma, possui uma lente especial que promete devolver a cor que falta à visão dos daltônicos.


Segundo a empresa, os óculos possuem uma camada extra na lente, capaz de filtrar a luz de um modo que certos tons sejam intensificados. A camada extra foi criada com base em um modelo matemático do sistema visual humano, capaz de prever o efeito de percepção de cores de qualquer filtro colocado frente aos olhos.

O grande segredo está justamente neste preenchimento de cores, pois os daltônicos subdividem-se em vários tipos, acromáticos, monocromáticos, dicromáticos e tricromáticos anômalo.  Os dicromáticos podem encontrar dificuldades para enxergar tons verdes, azuis ou vermelhos. Já os acromáticos, por exemplo, não conseguem enxergar nenhuma cor e veem o mundo apenas sob a ótica do cinza.

O óculos tecnológico da EnChroma ainda não consegue “curar” todos os tipos de daltônicos, apenas os pacientes incapazes de enxergar o tons de verde e vermelho.

Animou para experimentar e ver se funciona? Bem, é melhor controlar a ansiedade, pois a criação ainda é muito recente e a empresa ainda não tem previsão de quando o produto estará no mercado.