Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

Pareidolia: os seus olhos humanizando os objetos

Esta sucata lembra muito o quadro "O Grito"

Você sabe o que é pareidolia? Parece um nome de doença, mas na verdade é algo que boa parte das pessoas faz sem perceber. Já aconteceu de ver um rosto a partir de formas geométricas em um objeto inanimado? Trata-se de um fenômeno psicológico que usa os estímulos visuais para formar uma imagem. Quem nunca brincou de ver animais formados por nuvens? Isto é pareidolia.

A palavra vem do grego: “para” significa neste contexto “errado”, e a palavra “eidolon” quer dizer “imagem” ou “forma”. A pareidolia é um tipo de apofenia, que significa identificar padrões em amostras não relacionadas superficialmente.

Pareidolia: os seus olhos humanizando os objetos

Os cientistas dizem que a pareidolia é uma vantagem evolucionária dos seres humanos, ou seja, ajudou e ajuda as pessoas a sobreviverem. De acordo com o astrônomo Carl Sagan, o fato de conseguirmos, em pouquíssimo tempo, identificar um rosto humano, é um traço evolucionário que ajudava nossos ancestrais a determinarem se alguém que se aproximava à distância era aliado ou inimigo.

Pareidolia: os seus olhos humanizando os objetos

O formato do rosto, com dois olhos e uma boca, é o mais fácil de ser identificado rapidamente pelo nosso cérebro. Esse processo cognitivo faz com que a pareidolia funcione. Os resultados às vezes podem ser fascinantes ou perturbadores, dependendo da sensibilidade da pessoa.

Olhe em sua volta. Algum arranjo de objetos ao seu redor tem algum formato familiar?