Essa é clássica: você vai cortar cebolas e percebe que começa a chorar. Mas não há motivo para choro! Esse acontecimento pitoresco é muito comum e não deve ser causa para alarde. E possui explicações científicas que revelam muito de como os olhos funcionam e nos lembram de que existem vários tipos de lágrimas.
Pode parecer que não, mas os nossos olhos são capazes de produzir 3 tipos de lágrimas diferentes: as emocionais, basais e reflexivas. O primeiro tipo é óbvio, surge quando existem emoções associadas. As lágrimas basais protegem e lubrificam os nossos olhos. Por fim, o nosso foco está nas lágrimas reflexivas: são as que atuam quando os olhos passam por uma sensação de queimação e buscam “lavar” esta ameaça.
É exatamente este o processo que ocorre ao cortarmos cebolas. Ao serem cortadas, elas liberam enzimas especiais que, combinadas com as substâncias da própria cebola, viram uma espécie de ácido. Ele evapora junto ao ar e acaba chegando aos nossos olhos. O mecanismo de defesa das nossas vistas utiliza as lágrimas reflexivas para se proteger.
Como evitar
Apesar de o choro ao cortar ser uma reação natural do corpo, existem alguns truques para evitar que isso ocorra. Se isso lhe incomoda ao preparar a comida, siga estas sugestões:
- deixe a cebola no congelador antes de cortá-la
- corte a cebola com óculos protetores
- deixe um ventilador ligado para afastar o gás
- corte a cebola em uma vasilha de água
O que ocorre ao cortarmos cebolas é um ótimo exemplo das defesas dos nossos olhos contra ameaças. Mas, ainda assim, é importante manter a sua saúde ocular em dia. Quando foi a sua última consulta oftalmológica? Aproveite e marque a sua consulta conosco pelo site.