Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

Saiba mais sobre a relação da diabetes com as doenças oculares

Algumas doenças tornam certos problemas oculares mais propensos a se desenvolver. A diabetes é uma das doenças mais preocupantes para os oftalmologistas, já que facilita o desenvolvimento de problemas oculares como catarata e glaucoma. Isso ocorre por conta das próprias características da diabetes, tanto que a doença é uma das principais causas da cegueira.

Uma das principais doenças oculares facilitadas pela diabetes é a retinopatia diabética. Por conta dos efeitos da diabetes nos vasos sanguíneos da retina, o paciente pode sofrer com um crescimento anormal destes vasos, chegando até a ocorrer vazamentos.

O tratamento, assim como é com as principais doenças oculares, é a prevenção. É importante controlar rigorosamente o nível de açúcar do sangue para que a progressão da retinopatia diabética seja contida. O acompanhamento médico de um oftalmologista é essencial para a condução das etapas de diagnóstico e tratamento.

Por conta dos perigos da diabetes para a saúde ocular, é obrigatório que seja feito anualmente o exame de fundo do olho em todos os pacientes que sofrem da doença, independente se ela está controlada ou não. Você pode saber mais sobre a retinopatia diabética e outras doenças oculares acessando a nossa base de dados sobre doenças oculares no nosso site. Lembre-se da importância de visitar regularmente o oftalmologista e marque uma consulta.