Saiba mais sobre os efeitos do envelhecimento sobre a visão

Com o avançar da idade, o corpo vai passando por modificações que podem alterar o funcionamento normal dos sentidos e de outras funções do corpo. Com a visão, não é diferente.

A partir de cerca dos 40 anos, a capacidade de focalizar objetos vai declinando, independente se o paciente sofra ou não de algum problema ocular. Chamado de vista cansada, o problema consiste no enfraquecimento do mecanismo de foco do aparelho óptico dos olhos.

Doenças oculares comuns entre idosos

Além do declínio natural das habilidades da visão, idosos também são mais propensos a desenvolver certas doenças oculares. É o caso da catarata, do glaucoma e da degeneração macular, problemas oculares que comprometem a capacidade visual do paciente.

A maior incidência de doenças como diabetes e hipertensão arterial também pode aumentar as chances destas doenças oculares se desenvolverem. Este é um dos casos em que doenças não-oculares acabam tendo influência sobre a saúde dos olhos.

Como se prevenir

A melhor forma de manter uma boa saúde ocular durante toda a vida é mantendo uma boa qualidade de vida, o que é positivo para a saúde em geral. Ao controlar o diabetes e a hipertensão arterial, o paciente fica livre da possibilidade destes problemas prejudicarem a saúde ocular, também.

Para manter a saúde ocular em dia, é importante realizar consultas regulares com o oftalmologista. Marque a sua através do nosso site.