Você sabe quais efeitos a gravidez tem sobre a visão? E os problemas oculares que atingem as grávidas com maior frequência? O período da gravidez é de extremo cuidado para a mulher, já que as mudanças hormonais podem ocasionar problemas de saúde, inclusive de visão.
Um dos perigos para a visão é a síndrome do olho seco. Pode ser que as grávidas apresentem uma repentina intolerância a lentes de contato, além de ter mudanças flutuantes no grau. Estas variações ocorrem por conta das variações no humor e dos hormônios da mulher. É importante fazer um acompanhamento médico com um oftalmologista com o objetivo de cuidar bem da saúde ocular durante a gravidez.
Outra doença que costuma surgir durante a gravidez é a conjutivite. Para evitar complicações para a saúde da mamãe e do bebê, é possível usar lentes de contato especiais que aliviam alguns dos desconfortos oculares causados pela gravidez. É importante consultar o seu oftalmologista a respeito deste ou de qualquer outro tipo de tratamento.
Após o nascimento do bebê, é importante dedicar atenção especial à saúde ocular dele, também. Não descarte a importância do teste do olhinho, por exemplo, já que ele pode diagnosticar vários problemas oculares graves bem cedo, o que pode ser decisivo para o tratamento. Saiba mais consultando o nosso post sobre a importância do teste do olhinho.