De 11 a 17 de Março, acontece a Semana Mundial de Combate ao Glaucoma, que já é a segunda causa de cegueira em adultos em todo o mundo.
Aqui no Hospital Oftalmológico Visão Laser, também aderimos a semana com uma campanha para detecção e prevenção da doença ocular: quem comparecer até o dia 17 de março receberá material informativo sobre o glaucoma.
A doença não tem cura, mas com o diagnóstico precoce e o tratamento por meio de medicação ou cirurgia, pode-se preservar a visão ou reduzir o seu comprometimento. Por isso, a melhor forma de combatê-la é a prevenção por meio de exames oftalmológicos e informação.
Em geral, o glaucoma não apresenta dor ou qualquer sintoma aparente no início. Um dos principais sintomas é o aumento da pressão intraocular, detectado apenas por meio de exame oftalmológico. O nervo óptico é afetado e o olho fica impedido de levar informações visuais ao cérebro.
Segundo estimativa da Associação Mundial do Glaucoma, 4,5 milhões de pessoas estão cegas no mundo devido ao glaucoma. Outro dado preocupante é o que em países em desenvolvimento 90% da população desconhece o problema. Há vários tipos de glaucoma, como o que acomete crianças. A causa, no entanto, ainda é indefinida. Fatores de risco como histórico familiar, idade e miopia de alto grau contribuem para o surgimento da doença.