Hoje computadores já fazem parte de nossas vidas, e assim como os adultos, as crianças também podem desenvolver a Síndrome da Visão do Computador. Tornando necessário a atenção redobrada nos pequenos que ficam horas a fio diante do computador na escola, e em casa no videogame.
O que é a Síndrome da Visão do Computador?
A síndrome é um problema que acomete as pessoas com três horas ou mais de uso do equipamento. Estima-se que de 70% a 90% dos usuários apresentem sinais da síndrome. De frente para a tela, pisca-se cinco vezes menos que o normal, o que leva ao ressecamento do olhos, vista cansada e embaçada, entre outros sintomas. A fadiga ocular causada pelo uso prolongado do computador leva as crianças a desenvolver mais facilmente a miopia, distúrbio que dificulta a visão de longe.
A visita anual ao oftalmologista é uma forma de prevenir e detectar precocemente qualquer problema, crianças dão sinais de problemas nos olhos, como reclamar constantemente de dor de cabeça, vista embaçada e olhos vermelhos.
Fazer pausas do computador a cada 20 minutos e olhar um objeto distante da tela por 10 segundos, ajuda a relaxar a musculatura dos olhos. Em geral, para o tratamento da síndrome é prescrito lágrimas artificiais. Também já existe no mercado óculos especiais para usar na frente do computador.
Veja abaixo 5 dicas para prevenir a Síndrome da Visão do Computador:
- Prefira telas de computador de LCD;
- Texto com letras pretas em fundo branco são mais agradáveis aos olhos;
- Evite reflexos na tela do computador. Se for preciso, cubra as janelas;
- Sente-se confortavelmente em postura neutra, ou seja, nem para a frente nem para trás;
- Determine horários para o uso do computador e videogame;