Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

Sintomas de baixa visão merecem atenção imediata

A visão não é algo binário, onde só é possível enxergar e não enxergar. Por conta de diversas razões de saúde, as pessoas também podem sofrer de baixa visão, que significa uma habilidade visual diminuída, mas não nula. O termo foi oficializado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), considerando como deficiente visual o paciente que perdeu parte ou toda a capacidade visual.

É considerado como de baixa visão o quadro do paciente que possui uma acuidade visual menor do que 0,3. Esta mensuração é feita a partir de testes de visão, como o de Snellen. Também é considerado como paciente de baixa visão aquele que possui percepção de luz ou campo visual menor do que 10 graus no ponto de fixação.

Sintomas e causas

O paciente que perceber os primeiros indícios de baixa visão deve procurar o seu oftalmologista imediatamente. Por conta disso, fica valorizada a importância de consultas regulares ao oftalmologista. Somente assim é possível detectar estes problemas o quanto antes.

As principais causas deste problema variam: a perda de visão pode decorrer de ferimentos, traumatismos ou algum tipo de vazamento na vista. Recém-nascidos podem sofrer com baixa visão como resultado de alguma infecção. A criança ainda não nascida pode sofrer com o problema se a mãe sofrer de doenças como rubéola, toxoplasmose e sífilis.

Ao primeiro sinal de alerta, o paciente deve imediatamente consultar o seu oftalmologista. A melhor forma de detectar estes problemas a tempo é realizando consultas regulares com o oftalmologista. Quando foi a sua última consulta? Marque a sua consulta através do nosso site.