Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

Tecnologia ajuda cegos a se localizarem via sonar

É sempre positivo quando a tecnologia age para melhorar a saúde dos seres humanos. Um ótimo exemplo é esta invenção que consegue ajudar os cegos a “enxergarem” através da tecnologia de sonar, ou seja, localização via som. O projeto se apóia na alta percepção auditiva de quem é cego desde a infância e faz as pessoas enxergarem da mesma forma que morcegos e golfinhos usam para se orientar.

O vOICe foi inventado pelo médico cientista Peter B. L. Meijer, da Netherland’s Hemics BV. O aparelho utiliza ondas sonoras para ajudar o usuário a construir a imagem do que está diante dele. A invenção surgiu em 1982, mas era pouco prática: os componentes eram grandes demais. Com a evolução tecnológica dos anos seguintes, foi possível portabilizar o vOICe e torná-lo utilizável.

O funcionamento do vOICe é simples: o usuário utiliza a câmera, que capta as imagens do que ele está vendo. Em seguida, o aparelho converte estas imagens em ondas de som, que são devolvidas ao usuário através de fones de ouvido. Estas ondas ajudam o cego a ter percepção do que está ao seu redor.

Hoje, é possível usar o vOICe de duas formas: com uma pequena câmera que é acoplada a um óculos ou através da câmera do smartphone.