Central de atendimento: (13) 2104-5000 | Chat

Palavra do Médico: Tudo sobre Estrabismo

A palavra Estrabismo originária do grego, strabus, que significa vesgo, corresponde à perda ou ausência de paralelismo entre os olhos. É uma doença que pode acometer qualquer idade, mas sua maior prevalência é sem dúvida na infância, com idade de aparecimento entre os 0 e 4 anos de idade.

O desvio de um dos olhos deve ser levado a sério, tão logo é percebido pelos pais, parentes, pediatras ou professores. Pode ser o primeiro sinal de doenças graves, como baixa visão de algum dos olhos por diversas doenças (catarata congênita, malformações, tumores oculares ou cerebrais, hipermetropia, miopia, astigmatismo) ou simplesmente um mal-posicionamento dos olhos.

Existem vários tipos de estrabismo:

  • Estrabismo Convergente: quando um dos olhos ou os dois estão desviados em direção ao nariz
  • Estrabismo Divergente: quando um dos olhos está desviado para fora
  • Estrabismo Vertical: quando um dos olhos está desviado para cima ou para baixo
  • Estrabismo Intermitente: quando um dos olhos desvia de vez enquando, mas ocorrem momentos de paralelismo durante o dia.

Além do desvio dos olhos, o estrabismo pode provocar outros sinais e sintomas como torcicolo e diplopia (visão dupla). No adulto, o desvio súbito dos olhos pode indicar doenças sistêmicas como diabetes, hipertensão arterial, doenças da tireóide entre outras.

Estrabismo tem cura?

O tratamento do estrabismo vai depender do tipo (de estrabismo) e da idade do paciente. Pode ser necessário o tratamento oclusivo (tampão), o uso de óculos e cirurgia. A persistência do olho torto durante um tempo prolongado na infância, pode provocar ambliopia, popularmente chamado, olho preguiçoso.

Por isso, diante desse quadro é indispensável procurar ajuda e orientação do especialista precocemente. Além da investigação e acompanhamento médicos, a colaboração dos pais e indispensável para o tratamento adequado dessas crianças.
Dra. Adele Christiana Manso Marques
Chefe do Departamento de Estrabismo do Hospital Oftalmológico Visão Laser