Você já sofreu de conjuntivite? A doença é caracterizada por uma inflamação na região chamada de conjuntiva, que é a membrana que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. Pode durar desde uma semana a até 15 dias, pode afetar um ou os dois olhos.
Em geral, a conjuntivite é resultado de uma reação alérgica a poluentes ou substâncias que causem irritação, como fumaça, cloro de piscinas, maquiagem ou produtos de limpeza. Só que existem muitos mitos associados à doença que podem até comprometer a sua saúde ocular.
Você já ouviu falar neles? Confira 4 mitos sobre a conjuntivite:
1. Colocar moeda no olho melhora?
Colocar um objeto metálico no olho não influencia em nada na cura. Aliás, não é recomendável colocar nenhum tipo de objeto estranho na região, principalmente uma moeda, que é passada de mão em mão por muita gente.
2. Pode trabalhar com conjuntivite?
Trabalhar em si não causa problemas. Mas, se você faz isso em um escritório com várias outras pessoas, pode acabar passando a doença para elas. Portanto, fique em casa e trabalhe de lá, se possível.
3. Crianças usam um colírio mais fraco que adultos?
Não é verdade. A medicação receitada é a mesma para crianças e adultos, com base em colírios. Ainda assim, é preciso recomendação médica para usá-los. Não basta apenas reaproveitar a medicação do filho ou dos pais.
4. Água boricada serve para tratar em bebês?
Este método de tratamento não é recomendado nem para bebês e muito menos para adultos. Inflamações oculares devem ser tratadas somente com colírios receitados pelo oftalmologista.
A melhor forma de manter a sua saúde ocular em dia é com consultas regulares ao oftalmologista. Quando foi a sua última visita? Você pode marcar a sua consulta conosco através do site.